Blog

Aproveite a safra do mês para montar uma salada perfeita ;-)

Preparei minha salada com alface, crespa, roxa e americana, tomate, mini milho, azeitona, croutons, gergelim e figo. Temperei com um molho à base de manga, mostarda, iogurte e tabasco. Ficou maravilhosa!!! Veja como é fácil montar uma salada completa ;-) Como montar a salada perfeita? 1- combine 3 folhas que estão na safra, 2- adicione…
Leia mais

Como fazer um smoothie?

Smoothie é uma espécie de vitamina, mas tem uma consistência mais firme porque geralmente é feito com com algum ingrediente congelado. Como ainda estamos no verão vou ensinar uma receita muita simples e mega nutritiva que ajuda proteger a pele (rico em vitaminas A, C, E), o maior órgão do corpo humano. Use uma fruta…
Leia mais

Safra de quê?

image1

http://globoplay.globo.com/v/4853669/

Tive o prazer e a honra de estrear quadro novo no programa Bem Estar da Rede Globo: Época de Quê? que vai mostrar os alimentos da safra e seus benefícios. No mês de março estamos na época do figo, fruta super versátil que pode ser ingerida em natura, misturada na salada, prato salgado ou na sobremesa. Fizemos uma salada com verduras, tomate e figo e uma sobremesa com figo assado com molho de aceto balsâmico e iogurte e na hora de servir uma calda gelada de iogurte e mel.

Apesar do figo conter mais carboidrato em sua composição, não é uma fruta calórica, 1 unidade grande contém em torno de 47 Kcal com 50 g de água. É excelente para os esportistas também por seu conteúdo de minerais e vitaminas: cálcio, ferro, magnésio, zinco, sódio, fósforo, potássio e vitaminas A, complexo B, C, E, K, além dos antioxidantes com destaque à antocianina que previne envelhecimento precoce 😉

Fonte da tabela nutricional: http://www.dis.epm.br/servicos/nutri/public/

O que é a microbiota?

microbiota

A microbiota é o conjunto de microrganismos que vive no intestino, também conhecida como flora intestinal. Essencial para manter a saúde, melhorar a imunidade, reduzir alergias, ajudar na absorção de nutrientes e produção de serotonina. Depois do cérebro, o intestino é o lugar que mais contém neurônios e por esse motivo está sendo chamado de segundo cérebro. Para manter a microbiota saudável e com equilíbrio é necessário ingerir probióticos e prebióticos, os probióticos são microrganismos presentes em alguns alimentos como leites, queijos e seus derivados. Os prebióticos são carboidratos não digeríveis que estimulam o crescimento das boas bactérias no intestino favorecendo harmonia e saúde.  Veja na revista eletrônica  minha matéria sobre a microbiota e Como manter o intestino saudável 😉

Volta às aulas com lancheiras saudáveis ;-)

Mamães, vovós e babás que preparam as lancheiras: muita atenção nas escolhas dos alimentos, hein! não transforme a lancheira em um pacote só de industrializados. Vou me explicar melhor :-) as crianças estão em desenvolvimento (físico, mental e emocional) e precisam saborear texturas, cores e alimentos novos. O ideal é a lancheira conter um alimento…
Leia mais